AJB lança o Índice de Transparência Parlamentar do Rio

No último dia 23 de março os eleitores do município do Rio de Janeiro começaram a contar com o Índice de Transparência Parlamentar que avalia a transparência dos mandatos dos vereadores da cidade. O objetivo é que o Índice seja uma ferramenta para que os vereadores deem publicidade às ações do seu mandato e de pesquisa para os eleitores. O índice de transparência que é realizado pela Ação Jovem Brasil foi lançado na Associação Comercial do Rio de Janeiro em parceria com o Conselho de Jovens Empreendedores e o Conselho da Pequena e Média Empresa e contou com a presença de políticos, empresários e a imprensa.

O sistema teve origem em Brasília através do Instituto de Fiscalização e Controle(IFC) que é parceira da AJB. O IFC relatou que quando começaram a implementar o índice com os deputados distritais apenas 1 deputado respondeu as perguntas, porém aos poucos os outros foram aderindo a ideia que foi bastante utilizada no período das eleições para consulta dos eleitores.

No Rio de Janeiro essa primeira edição contou com a participação de apenas 2 vereadores, Cesar Maia e Eliomar Coelho que era vereador quando o levantamento das informações foi feito(de out/14 até dez/14) e hoje ocupa o cargo de Deputado Estadual do Rio de Janeiro. Para a solicitação das informações a equipe de jovens voluntários da AJB protocolou a carta de apresentação do índice com as perguntas em todos os gabinetes da câmara, enviamos e-mail e ligamos. Para realizar esse projeto a AJB se baseou na Lei 12.527, mais conhecida como a Lei de Acesso a Informação, que nos garante o acesso de informações como as que estão presentes no índice, e avaliamos os seguintes temas: transparência quanto à atuação parlamentar direta, transparência quanto à atuação parlamentar indireta, transparência quanto à governança do seu mandato, transparência quanto ao assunto do controle social, quanto à participação nas mídias digitais e do processo eleitoral.

Nossa expectativa é que nos próximos levantamentos tenhamos a participação de mais vereadores e quem sabe todos os 51 vereadores estarem presentes.

Você pode ver o resultado do índice em www.sitransprio.org.br.

*Fique atento, o Índice de Transparência será atualizado a cada 3 meses. Cobre o seu vereador.

Lançamento do Índice de Transparência Parlamentar
Foto oficial da entrega dos troféus do Índice de Transparência Parlamentar